Se a sua sogra se mete na educação dos seus filhos acalme-se você não é a única a passar por isso. O importante é você saber lidar com esta situação constrangedora. Convivência em família nunca é fácil, ainda mais quando essa família não é do mesmo sangue que o seu. Às vezes as sogras querem “mandar’ na sua vida de casada e principalmente na de mãe.

Você está prestes a sentir o que sua sogra sente: todas as mulheres têm possessão pelos filhos e não querem perdê-los. Isso acontece com ela e vai acontecer com você. Por isso mesmo essa mania por parte dela de querer se meter em tudo na sua família; desde o jeito que você cozinha, até o modo que cria o neto dela.

O problema disso tudo é que piadas, músicas e histórias só prejudicam essa relação. Sempre que alguma coisa acontece lembra-se de alguma piada. Sempre vai se ficar com a impressão errada, de ambos os lados. Ela vai sempre achar que você está o tirando dela e que você nunca será boa o suficiente para ele, muito menos para os netos.

Mas apesar de tudo isso, você não pode fugir ou negar que sua sogra faça parte da vida do seu filho muito menos viver em conflito com ela.  Você deve estabelecer um nível de convivência harmonioso e deixar claro que ela deve respeitar a individualidade sua, de seu marido e filho. Não a deixe marcar território.

A educação do seu filho cabe apenas a você e ao seu marido. Neste aspecto você deve ter uma responsabilidade ainda maior, ensinando o seu filho a respeitar os mais velhos e não fazer cenas na frente dos outros.

Se você não tem o controle da educação dele não vai poder reclamar quando alguém a criticar certo???

Para a convivência familiar seja pacata, existem alguns passos que você pode seguir para não entrar em conflito com a sogra. Sempre dê atenção para ela, receba-a bem para assim criar um vinculo de confiança e amizade entre vocês.

Em um caso de doença, mostre interesse e acompanhe o estado de saúde dela; se possível até se ofereça para ajudar em alguma coisa. Outra dica é sempre ouvi-la, o que não significa é claro que você vai fazer o que ela quer; viva sempre de acordo com suas vontades e princípios.

Nunca, em hipótese alguma coloque seu marido no meio da briga de vocês; essa história de que ele tem que escolher um lado não funciona. Deixe-o a par da situação, mas lide você mesma com ela;  não espere que ele fique do seu lado, e nem o faça optar pois provavelmente a opção dele será a mãe!

Se quiser desabafar com ela, nunca critique o seu marido ou o repreenda na frente dela; converse e peça ajuda em alguma questão que for realmente necessária. É sempre importante também que você estimule a relação entre ela e seu marido para que ela não se sinta deixada de lado.

Sempre que possível convide sua sogra para as reuniões e almoços em família. Sempre cuide bem do seu marido; ele estando feliz, ela vai perceber que você é boa para ele. E por fim, nunca impeça que ela visite ou conviva com seus filhos; este carinho dela com eles só vai facilitar a vida de vocês.

2 COMENTÁRIOS

  1. Sou babá! Como faço para que acabar com as birras da criança que eu cuido?Um(a) psicologa pode me ajudar?
    Oi gente! Sou babá, tenho 22 anos… Cuido de um menininho de 2 anos e 10 meses …. Só existe algo que me incomoda muito… Ele possui certas atitudes que tem me deixado triste e confusa ao mesmo tempo… Já faz um tempo que quando ao chegar no trabalho, no momento em que a mãe dele não saiu ainda para trabalhar, a hora que eu chego, ele me vê e se esconde… Uns dias atrás na frente dela ele diz: Sai e fechou a porta do quarto na minha cara para eu nao o vê-lo ou se eu chego perto se joga no chao grita saaaaiiii……Isso tem me deixado sem jeito…
    Só que é assim… Quando ela sai, eu ignoro ele e der repente ele vira outra criança… vem, conversa comigo… topa brincar… e por vezes olha pra mim e diz eu amo vc…
    Isto me causou uma confusão… seria q ele quer chamar a atenção dela? E quando ela chega ele rejeita meu beijo de despedida{mas de manhã quando ela não esta, ele mesmo vem e me da um beijo sem esperar}… E agora? O que seria esse comportamento? O que devo fazer para que isso não ocorra? como devo agir nessas situações?? Me ajudem :'(

    • Adriana, com certeza é cena que ele faz na frente dela p/ impressiona-la. Embora ele tenha pouca idade, as crianças sabem bem manipular os adultos, é uma forma dele dizer a ela q nao quer q ela va embora. Depois qdo se vê realmente sozinho, e sem saída, é ‘obrigado’ a se aproximar de vc. Acho que vc deveria agir com naturalidade e ignorar os chiliques que ele tem na frente da mae, aja com calma e nao demonstre afliçao, ate pq se vc se mostrar aflita a mae vai ficar imaginado o porque disso tudo, agora se de tudo vc nao conseguir aguentar procure outro emprego minha amiga, pq não dá para ficar suportando este tipo de coisa. O bom é q pelo jeito a mae dele ainda cismou com vc né? Boa sorte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here