Os pais devem estar atentos pois os pequeninos também podem apresentar problemas de visão, e quanto mais cedo estes problemas de visão forem diagnosticados melhor será para a saúde da criança.

Quando a criança é pequena geralmente elas não tem a noção exacta do que seja uma visão perfeita, por isso talvez seja difícil fazer um diagnóstico, mas se você como mãe estiver atenta poderá perceber alguns pequenos sinais que indicarão que seu filho está com alguma dificuldade para enxergar como por exemplo: como dor de cabeça depois da aula, ficar muito próximo de livros ou da televisão, não conseguir ver algo que você aponta a certa distância e olhos irritados.

Além disso o rendimento dele na escola pode cair e ele ter dificuldade e até mesmo não gostar de estudar.

Os principais problemas de visão que surgem nas crianças são a hipermetropia, miopia, astigmatismo e estrabismo; esses são os problemas mais comuns e afectam quase 20% das crianças que estão em idade escolar esses problemas visuais podem atrapalhar  a aprendizagem das crianças; por isso é importante um rápido diagnostico.

Alguns desses problemas podem ter origem nos  esforços visuais aos quais os pequenos são submetidos desde cedo, como o computador, a televisão, ou até mesmo em decorrência de hereditariedade.

Esclarecendo alguns dos problemas mais comuns:

Miopia: Dificuldade que a criança tem para enxergar de longe;

Hipermetropia:  É quando o a criança vê que os objectos colocados a sua frente ficam borrados;

Astigmatismo: É quando a criança  tem uma visão desfocada de qualquer objecto a qualquer distância e pode estar associado tanto a hipermetropia quanto a miopia.

Estrabismo: É quando os olhos perdem a sua característica paralela e cada um aponta para uma direcção ao invés de estarem ambos apontados para frente, a para o Estrabismo  pode até mesmo ser a cirurgia para a correcção do problema.

Todos esses problemas podem ser solucionados com o uso de óculos ou outra forma, e o oftalmologista é quem escolherá a melhor forma.

É recomendado que você leve o seu filho no oftalmologista a partir dos três anos de idade, pelo menos uma vez por ano.

Com um controle periódico o oftalmologista vai poderá diagnosticar ou prevenir algum problema de visão que o seu filho possa ter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here