Em nosso ultimo post falamos sobre as Mães da Sé um projecto existente no Brasil que auxilia familiares de pessoas desaparecidas, e hoje vamos falar de outro grande projeto de extrema seriedade também que tem sido desenvolvido desde 2004. Criado em 2004 pelo Centro de Ciências Forenses (Cencifor) da Faculdade de Medicina da  USP em parceria com a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, o Projeto Caminho de Volta: Busca de Crianças Desaparecidas no Estado de São Paulo, tem como objetivo auxiliar as famílias de crianças e adolescentes  desaparecidos por meio de tecnologia e apoio psicológico.

O projeto desenvolveu um banco de DNA que possibilita a identificação dos desaparecidos e confirma os vínculos de parentesco. Além disso, fornece suporte psicológico aos parentes e às crianças, durante o processo de busca e de reintegração familiar.

Outro importante objetivo do Projeto Caminho de Volta é identificar as causas do desaparecimento infanto-juvenil, através da análise da organização familiar. Para tanto é realizado um levantamento junto às famílias  cadastradas e às crianças quando retornam ao lar. Baseando-se nestas informações é possível elaborar medidas eficazes de prevenção ao desaparecimento.

De acordo com o levantamento, cerca 85% dos casos de desaparecimento estão relacionados a fugas de casa, e muitas dessas fugas são originadas por conflitos familiares.

O Projeto Caminho de Volta realiza também capacitação de profissionais envolvidos no  sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente, por meio de cursos  presenciais e educação a distância. Essa capacitação tem o apoio dos Departamentos de  Polícia Judiciária do Interior (DEINTER) das cidades de São José dos Campos, Campinas,  Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Santos, Sorocaba e Presidente Prudente.

O atendimento do Projeto Caminho de Volta é feito na 2ª Delegacia de Pessoas  Desaparecidas do DHPP (R. Brigadeiro Tobias, 527 – 3º andar – Luz) e no  Cencifor (R. Teodoro Sampaio, 115 – Cerqueira César).

Mais informações no site:

www.caminhodevolta.fm.usp.br
ou pelos telefones (11) 3061-7589. 

Fonte de Informação: Caminho de Volta

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here