As más companhias e as más influências são um perigo constante durante a fase da adolescência. Apesar das relações sociais serem importantes no desenvolvimento do adolescente, as más companhias podem ter um papel definitivo na vida dos nossos filhos.

Saiba como lidar com esta situação, evitando que o seu filho aprenda comportamentos pouco recomendáveis e perigosos.

Porque procuram os adolescentes as más companhias?

A adolescência é uma fase de afirmação no mundo, onde o adolescente tenta contrariar todas as formas de autoridade e definir a sua própria personalidade.

A melhor forma de estar informada acerca das companhias do seu filho é ter uma boa relação com este, para que este sinta a necessidade de partilhar tudo consigo.

Normalmente os adolescentes procuram as más companhias como forma de se revoltarem contra o mundo, de defenderem os seus ideais e de mostrarem aos pais que podem efetuar as suas próprias escolhas.

Existem duas grandes situações que podem levar a que o adolescente procure más companhias:

  1. Educação muito rigorosa – Uma educação demasiado rigorosa pode fazer com que o adolescente sinta a necessidade de “sair da linha”. Ao se sentir pressionado pelos pais o adolescente vai automaticamente procurar fontes de comportamentos não desejados.
  2. Falta de atenção – Os adolescentes que não têm um acompanhamento por parte dos pais podem procurar más companhias como fonte de refúgio. Apesar de não demonstrarem, os adolescentes sentem rejeição e procuram formas de compensar essa falta, muitas das vezes através de comportamentos erráticos.

Como sabe, não existe uma forma certa e perfeita de educar os seus filhos, portanto o mais acertado será sempre acompanhá-los, guiá-los na proporção correta, mas sem impedir o seu crescimento natural.

Esteja sempre atenta, mas de forma a que o seu filho não julgue que o está a espiar. Acompanhe a utilização da Internet, conheça os amigos, fale com professores, etc.

Como promover amizades saudáveis?

Sabemos que não mandamos nas escolhas das amizades dos nossos filhos, principalmente quando estes são adolescentes, no entanto, podemos tentar promover boas amizades.

As más companhias podem ser evitadas se o seu filho tiver bons amigos, pois neste caso ele não sentirá a necessitar de procurar outras pessoas.

Para se certificar de que o seu filho consegue uma vida social ativa, mas saudável, permita-lhe alguma liberdade diária, de forma que ele possa fomentar amizades.

Convide os amigos para sua casa para que o seu filho saiba que têm um local para se encontrarem, sem ser necessário recorrer a locais onde poderão ser influenciados por más companhias.

Tente também que o seu filho tenha atividades saudáveis, mesmo que tenha que as promover…ofereça bilhetes para cinema, exposições interessantes para a idade (Banda desenhada, por exemplo) e certifique-se de que mantém sempre uma relação saudável com o seu filho.

Os amigos, em detrimento das más companhias, também podem ser muito úteis para auxiliar o desenvolvimento do seu filho. Caso este esteja a passar por um período difícil, como uma depressão, terá dois universos que o suportam, a família e os amigos!

Gerir uma adolescência e evitar as más companhias nem sempre é fácil, mas podemos sempre tentar guiar os nossos filhos pela árdua tarefa que é crescer!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here