Certamente você já deve ter ouvido a expressão “quem não cola não sai da escola”. A cola ou mais conhecida em Portugal como cábula é um dos hábitos mais antigos de todo o mundo, já que o acto de estudar parece que nunca tem fim. Cábula ou Cola – Consiste em lembretes escondidos com conteúdos resumidos, usados para copiar num teste, exame ou prova, ou na cópia de respostas obtidas, consensualmente ou não, de outras pessoas!

Com o passar do tempo e da tecnologia, colar ficou ainda mais fácil. O acto de colar é prejudicial, não deve ser estimulado e deve ser até punido pelos professores e fiscais de provas.

Mas o que não dá para negar é que todo mundo um dia já colou, por mais que esconda esse facto. É uma realidade na vida de todos os estudantes; foi sua e agora é do seu filho. A questão: seria a cola benéfica ou só algo que trás uma saída momentânea?

A cola não é uma atitude justa com quem prestou atenção à aula, muito menos com quem estudou de verdade. Mas na hora do desespero poucas pessoas se importam com isso. Além de todo esse problema tem a vergonha de ser pego colando na frente de todo mundo e ainda ter que se explicar para os pais.

Para não passar por esses constrangimentos o melhor mesmo é estudar, prestar atenção na aula e fazer anotações. O único prejudicado com a cola será o aluno mesmo, que estará se enganando com a nota irreal e enganando os alunos, além de passar vergonha se for pego.

O melhor a fazer é se você teve problemas e não conseguiu estudar, ser sincero com o professor; ele não está lá para prejudicar o aluno. É muito melhor do que colar e ser pego, ou fazer uma prova sem ter preparo para isso. O único prejudicado e enganado na cola é o aluno e não o professor.

Não é preciso colar para passar de ano. Um roteiro de estudos pode ajudar e fazer até mesmo milagres na hora dos testes e provas. Pode-se muito bem passar a vida de estudos e escolas sem a cola. Há pessoas que estudam, mas fazem a cola ou cábula para sentir segurança. Fazem e não usam. Esse pode ser um mecanismo interessante para deixar de lado o nervosismo na hora do teste, mas se o professor pegar pode achar que o teste foi feito baseado na cábula (cola).

A cola ou cábula serve apenas como muleta para deixar os problemas de aprendizagem ou o sufoco para trás. Mas isso não é benéfico, visto que os professores são bem condizentes com os problemas dos alunos.
Na verdade o certo não seria dizer “quem cola não sai da escola”, mas sim dizer que “quem cola só enrola”, já que a cola não é nada mais do que enganar a si mesmo; diferentemente do que pensam os alunos, quando fazem a cola ou cábula pensando que enganarão os professores. 😉

Aluno esperto é aquele que estuda, aprende a lição e tem boas notas as custas de seu próprio esforço e inteligência e não as custas de fraudes!

Foto: Wikipédia

7 COMENTÁRIOS

  1. eu nao colo e nao pretendo colar mas e obvio que aprender e chato numa escola,mas pq ainda nao existe aulas pela net,aprender nela e melhor do que aprender por professores burros e inuteis,e,ainda perdemos tempo fazendo licoes de casa e trabalhos estupidos sem sentido,se nos vamos para escola,pq temos que aprender em casa,ja nao e mais facil so aprendermos em casa?

  2. Bom eu ja colei sim eu fazia de tudo para cola.copiavas as materias numa folha.na sala de aula era assim. luiz goncaga.depois de la pra ca nunca mais colei.porque agente tem que mais e estuda.cola vc nao aprende mesmo colando.ai ganha um zero.mas as vezes ate que eu color.mas eu sou estudiosa esforcada

  3. Quem cola vai se ferrar no futuro ,pois não vai ter a “colinha” de sempre … Na real na minha escola não tem quase nem como colar pois os profs são muito rigorosos kkk .

    Eu colava na segunda serie .Na terceira eu fiquei estudioso .Até hoje não sou um nerd estudioso ,pois tenho dificuldade agora na 7 serie ,um pouco … mas nem por isso eu colo !Parei de colar faz tempo …

  4. -Admito, já colei, ainda colo, e continuarei colando \o/ [2]
    Anda mais se for física, por que eu preciso saber:
    Num dia ensolarado, um aluno de 1,70m mede a sua sombra, encontrando 1,20m. Se, naquele instante, a sombra de um poste nas proximidades mede 4,8m, qual é a altura do poste?

  5. admito, ja colei, ainda colo, e continuarei colando \o/
    se algum dia vai me faser falta, espero por esse dia.. mas até la, quero ver a vida me mostrar que o que nos ensinam na escola realmente vai mudar a minha vida..

    • Gabriel que pena que vc pensa assim. Quando vc for mais ‘adulto’ vai ver que a escola e tudo que aprendemos nela é muito importante para a nossa vida. Aprender história faz-nos conhecer o comportamento do ser humano, geografia faz-nos aprender como é um país e suas caracteristicas, matematica nos ajuda em nossas contas diarias (impostos, pagamentos,etc), lingua portuguesa nos ensina a falar e a escrever. Imagine se um dia vc precisar procurar um emprego e nao souber ler, ou escrever direito? Como vc irá sobreviver? Em que irá trabalhar? Já pensou nisso? A maioria das pessoas cresce e NECESSITA ter um emprego, a não ser que não seja o seu caso e você tenha como sobreviver sem um trabalho digno. Nossos pais não duram para sempre! 😉 Aprender é muito saboroso e divertido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here