Blog da Criança

Blog de conteúdos para crianças, jovens e adolescentes com artigos infantis e juvenis, dicas diversas e sugestões de jogos online para crianças.

Adolescentes e Pré adolescentes Crianças - Meninos e Meninas Educação

Regresso às Aulas | Crianças e Adolescentes

Dentro em pouco as férias de verão chegarão ao fim e o regresso ás aulas não tarda a chegar. Para os europeus o início de um novo ano escolar, e para os brasileiros a volta às aulas para o término de mais um ano escolar.

O regresso às aulas nem sempre é muito fácil para os que estão a desfrutar de um longo período de férias, recomeçar por vezes é difícil. Para os que iniciam um novo ano escolar (Europa) começam as expectativas de novos professores, novas disciplinas; e para os que retornam ao ritmo normal ou seja a continuação do ano escolar (Brasil) voltam as preocupações com as aulas, notas, horários, etc.

Como fazer para que este regresso às aulas não seja tão traumático? O ideal é que a mãe comece a se preparar com pelo menos 10 ou 15 dias de antecedência. É hora de pensar nos horários e ir aos poucos voltando ao ritmo normal.

Acordar na hora certa, almoçar na hora certa, brincar na hora certa, são hábitos essenciais para a criança aprender que na vida temos de seguir regras, e há hora para tudo.

Nas férias é natural que os horários não sejam seguidos à risca, entretanto uma ou duas semanas antes de regressarem às aulas, é importante que eles já estejam habituados aos novos horários; evitando assim estarem mal dispostos pela manhã, estarem dispersos no início das aulas, e desmotivados a retomar a vida normal.

Cabem aos pais fazer com que a rotina novamente se instale e a criança ou adolescente, aos poucos antes do inicio das aulas, já esteja habituada com o novo ritmo.

material-escolar

Também é importante que antes do início das aulas os materiais escolares como livros, cadernos, canetas, mochilas, fardas, já estejam comprados; evitando assim ‘atropelos’ de última hora e o início da aula despreparado!

Se a criança estiver a iniciar numa escola, os pais devem ter redobrada atenção e estarem informados de todos os procedimentos quanto a horário, alimentação, fardas, etc.

Preparando-se com antecedência tudo correrá bem e seu filho regressará às aulas com tranquilidade e serenidade! Isto só depende de você Mãe! 😉

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
susie
11 anos atrás

O regresso à escola nem sempre é fácil, sobretudo quando se sabe que há tanto para fazer. No meu blog, freelancerthoughts.wordpress.com, escrevi um post sobre isso, vejam!

Blogger profissional. Editora de Conteúdos Web em Língua Portuguesa. Formação Universitária em Psico-Pedagogia, com especialização em Psicologia Infantil e História da Educação. Pós Graduada em Administração Escolar.
Não copie texto!
7
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x