Você já ouviu falar da Sakura? A Sakura ou Flor de Cerejeira, pertence a espécie Prunus serrulata e tem sua origem nos países asiáticos, mas é cultivada em larga escala no Japão, onde a flor simboliza as nuvens, dado que elas desabrocham em massa como se fossem nuvens, além de serem uma metáfora da natureza efêmera (passageira)  da vida; já que a Sakura dura pouco tempo, elas florescem e caem geralmente em uma semana.

No Budismo a Sakura está intimamente relacionada ao conceito da “beleza passageira”, ou seja, um simbolismo que nos faz refletir que por mais belo ou jovem (que algo ou alguém seja) isso será passageiro. A Sakura também é utilizada em desenhos e animações orientais, sempre com a correlação da vida breve e passageira. A flor também é considerada um amuleto de sorte, e sua rara beleza leva turistas de todo o mundo ao Japão na época de sua floração no início da Primavera.

sakura-flor-japao

flor-sakura-japao

Sakura – Foto site fpsjmya ©

Existem várias espécies de Sakura, porém a mais famosa é a yaezakura que tem flores grandes, grossas e com pétalas bem rosadas. A Sakura também pode ser encontrada em Vancouver no Canadá especialmente nos Parques Queen Elizabeth Park e Stanley Park, e em Toronto no High Park.

Nos Estados Unidos as cerejeiras continuam a ser uma popular atração turística quando elas estão com a floração completa no início da primavera. O Japão ofereceu 3.020 cerejeiras de presente aos Estados Unidos em 1912 para celebrar a então crescente amizade entre as nações. Essas árvores foram plantadas no Parque Sakura em Manhattan e estão ao longo da famosa Tidal Basin em Washington, D.C., e o presente foi renovado com mais 3 800 árvores em 1965.

sakura

Sakura – Foto site fpsjmya ©

As flores de cerejeira encontram-se entre as espécies de flores comestíveis e são usadas largamente na culinária japonesa. A Sakura não é uma flor que se encontre facilmente para ser comprada e oferecida como prenda; mas se você deseja presentear alguém poderá oferecer sementes ou até mesmo uma muda da árvore já plantada num vaso, ou até mesmo uma Sakura Bonsai!

Imagens: Site fpsjmya ©

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here