Você já parou para pensar na saúde auditiva do seu filho? Nessa era em que os MP3, iPods e telemóveis com fones ganharam espaço no cotidiano das crianças e adolescentes é preciso estar mais atento à saúde dos ouvidos.Se você parar para observar seja no trânsito, no ginásio, a caminho do trabalho ou escola, existem diversas pessoas com o famoso fone 'conectado' aos ouvidos; algumas só desligam na hora de dormir. E como tudo na vida até para a música existe aquela dosagem certa da qual não podemos abusar, para garantir que a audição continue em plena função.

Às vezes quando estamos no metro, podemos escutar a música que está a tocar no MP3 do nosso 'vizinho', isto significa que ele está com o volume acima do que seus ouvidos podem suportar.O volume do som deve ser respeitado para que não ocorram problemas auditivos. Sons acima de 85 dB (decibéis) podem causar danos às vias auditivas,  denominados traumas  acústicos,  temporários ou permanentes. O tamanho do dano depende da intensidade dos sons, do tempo de exposição ao mesmo, e da suscetibilidade individual, informa Dr. Samir Cahali doutor em Medicina pela Unifesp.

O especialista em otorrinolaringologia afirma que se forem respeitados os níveis de decibéis que o nosso ouvido suporta, o tempo de duração de ficarmos com os fones de ouvido poderão ser mais longos. Para quem tem uma audição normal sons abaixo de 85 dB podem teoricamente ser ouvidos durante algumas horas sem maiores riscos.

A partir de 85dB à medida que os sons vão se intensificando o tempo de tolerância sem riscos para as vias auditivas vai diminuindo. Sons contínuos acima de 115 dB podem causar lesões após poucos minutos. Outro ponto a destacar são os tipos de fone,  a cada dia chega ao mercado uma  variedade incrivel de cores, modelos e tipos, e até a escolha do tipo de fone deve ser levada em conta na hora de pensar em evitar abusos.

Dr. Cahali aponta alguns cuidados e observações a serem levados em conta. Há fones  de ouvido com uma oliva que veda totalmente o canal da orelha, impedindo a sua ventilação e por isso causam com frequência a otite externa.

saude-auditiva-das-criancas

Dr. Cahali responde abaixo algumas perguntas importantes:

1- Quais são os principais problemas do abuso dos fones de ouvido?

Os sons em fortes intensidades, além da queda de audição,  provocam o aparecimento de  zumbidos temporários e permanentes.Se o abuso dos fones persiste, as frequências agudas vão sendo progressivamente afectadas e a faixa de conversação que fica entre os 500 e 2.000 Hz será atingida, e o paciente  começa a ter dificuldades para entender uma conversa e é então este o momento em que o paciente decide procurar um especialista.

2- É correta a afirmativa de que o limite máximo suportável pela audição é o  equivalente a 120 dB?

Considera-se que a exposição a um barulho de 85 dB por mais de 8 horas diárias já seja danosa, enquanto um ruído de 100 dB por mais de uma hora diária já pode causar perda de audição. Um som a 115 dB representa o máximo suportável por uma pessoa, e bastam poucos minutos de exposição para causar dano auditivo.

3- Até quanto podem chegar os aparelhos que são conectados aos fones ouvidos?

Sabe-se que os gravadores com fones de ouvido podem ir além de 110 dB e portanto os que usarem de forma abusiva certamente terão sua
audição comprometida.

4- O que é recomendado para manter a saúde auditiva?

Para preservar uma boa audição, deve-se evitar a exposição a sons de forte intensidade. Isto é válido tanto para gravadores com fones de ouvido, Mp3, iPods, como para trio electricos, máquinas industriais ruidosas, esportes barulhentos, etc. Quem for obrigado a ficar exposto a ambientes barulhentos deve obrigatóriamente utilizar protectores sonoros. Os mais indicados são em forma de conchas que se adaptam as orelhas, interligados por uma tiara, como os usados por profissionais juntos às pistas de aeroportos.

Fonte Autorizada: Revista Ponto de Encontro (Drogaria São Paulo) Edição 26 Junho/Julho/2010 – Profashional Editora

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here