Desde que o bebé começa a gatinhar, ou andar, ele adquire 3 hábitos básicos: tocar, pegar e colocar na boca tudo que tiver so seu alcance. A maioria dos acidentes domésticos são evitáveis, e a grande maioria dos acidentes sofridos por crianças de 0 a 4 anos acontecem dentro de casa.

Deixo-vos algumas dicas de segurança:

– A tampa da sanita deve estar sempre fechada.
– Manter os medicamentos fechados e longe do alcance das crianças.
– Manter os produtos de limpeza longe e fora do alcance das crianças.
– Não deixar ao alcance das crianças fósforos ou acendedores.
– Não deixe o lixo exposto ou num recipiente aberto e de fácil acesso.
– Coloque protectores nas tomadas.
– Cuidado com cortinados longos.
– Mantenha as janelas fechadas, e instale redes de protecção.
– Não deixe ao alcance de seus filhos bijuterias, bolinhas, botões, agulhas, linhas, sacos plásticos, sacolas, pilhas, moedas, e peças miúdas que podem ser engolidas.
– Cuidado com os aquecedores eléctricos, mantenha longe das crianças.
– Se tem piscina em casa, cuidado redobrado, não deixe seu filho sozinho ou nas proximidades, pode instalar um alarme de acesso nas bordas da piscina, que quando alguém se aproxima sem que você esteja por perto ele seja acionado automaticamente.
– Cuidado ao dar banho no bebé, jamais o deixe sozinho na banheira (seja uma banheira grande ou pequena) mesmo que seja por um ou dois minutos, não se descuide.
Quando estiver a cozinhar, mantenha o seu filho longe do fogão e das panelas, coloque sempre o cabo das panelas para o lado de dentro do fogão (parte de trás).
– Ao deixa-lo no bercinho, procure sempre verificar se está tudo bem, não deixe brinquedos em excesso próximo do bebé, nem panos que possam enrola-lo ou asfixia-lo.

Para terminar, actualmente existem no mercado muitos kits de segurança que podem ser adaptados em sua casa para segurança do seu bebé, como por exemplo ferrolhos para os armários com alarmes, protectores de tomadas, fecho de segurança adaptáveis em gavetas, dispositivos para instalar em janelas e grades, redes de protecção, protectores para por nas escadas (funcionando como um míni portão), etc.

Cuidado nunca é demais nestes casos.

2 thoughts on “Segurança do bebé”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter
Mantenha se actualizado sobre os útimos artigos! 
Subscreva a nossa newsletter! 
Respeitamos a sua privacidade. Asseguraremos que não compartilhamos o seu endereço de e-mail com terceiros e que poderá optar por sair da lista de e-mails a qualquer momento.
Não copie texto!