Tudo o que precisa saber para fazer uma boa massagem Shantala num bebê

A massagem Shantala é uma técnica milenar de massagens em bebés, que nasceu na India, é extremamente benéfica para o desenvolvimento do seu bebé.

Além de estreitar os laços afectivos entre mãe e bebé, ela também ajuda o bebé a manter-se calmo e ter um sono mais tranquilo.

A massagem Shantala é definida pela sua simplicidade, encantadores movimentos rítmicos e benefícios positivos para bebês e crianças.
É uma forma de massagem corporal para bebês, que na Índia faz parte da rotina diária de cuidados. 

Através da massagem do bebê, os pais podem se comunicar sem palavras com o bebê, pois a linguagem corporal é a única linguagem que o bebê pode entender.

shantala-massagens-para-bebes1
shantala-massagens-para-bebes

A importância das massagens nos bebês

O toque é uma das principais formas de comunicação, tornando-se um importante meio de fortalecer os relacionamentos humanos, como mãe e filho.

Todo ser humano precisa entrar em contato, dada a sua importância no desenvolvimento humano.

O toque é uma conexão entre as pessoas, que sentem a presença do outro.

O corpo da mãe entra em contato com o filho, a criança terá seu primeiro contato com o mundo e a partir daí começará a ter novas experiências.

Esse contato proporciona essencialmente segurança, aconchego e conforto.

Os bebês precisam de comida, mas muito mais para serem amados e receberem afeição (Leboyer, 1995).

Com a ideia de promover o que é fundamental para o recém-nascido: amor, carinho e contato feito pela comunicação entre mãe e filho, mais que uma massagem, é uma arte, um ato de amor.

A Shantala, além de ser uma massagem preventiva, restaura o calor do útero, ligação direta com a mãe.

Benefícios da massagem Shantala

Através de toques suaves, com movimentos harmoniosos, a sabedoria oriental vem auxiliando o recém-nascido em seu desenvolvimento.

A Shantala estimula várias partes do corpo, benefícios fisiológicos e emocionais, além de ser um meio de acalmar e confortar.

A massagem Shantala beneficia tanto psicologicamente como fisicamente, na medida em que proporciona um diálogo de amor pelo toque.

Entre os inúmeros benefícios que a shantala proporciona ao bebê, destacamos as seguintes:

  •  Intimidade e alegria entre a mãe e o bebê;
  • Descoberta das carícias que o bebê mais gosta e da colocação do corpo que prefere ser valorizada;
  • Transmissão do sentimento de amor e proteção ao bebê;
  • Fortalecimento do vínculo afectivo e emocional;
  • Desenvolvimento do senso de segurança do bebê;
  • Ajuda na digestão;
  • Fortalecimento do sistema imunológico do bebê.
shantala-massagens-para-bebes2
shantala-massagens-para-bebes

Os efeitos da massagem também foram descritos em prematuros.

De acordo com Field et al, (1986) estimulados prematuramente, os bebes prematuros mostram ganho de peso e melhor comportamento motor.

A Massagem Shantala interfere nos hormônios do estresse e neuropeptídeos relacionados à dor, relaxando e alterando o estado emocional da criança (Bretas e Silva, 1998).

Portanto, não há dúvida de que a Shantala é uma técnica muito boa para melhorar a saúde de um bebê, até mesmo de recém-nascidos, e também para fortalecer o limite entre a família e o bebê.

É uma forma barata e prática de dar amor a um bebê da melhor maneira: tocando e deixando que ele saiba que há amor e cuidado ao seu redor.

Assista o video abaixo e aprenda a fazer em seu bebé também:

httpv://www.youtube.com/watch?v=TYwfAkovBcY

3 COMENTÁRIOS

  1. Nossa, muito interessante a massagem e acima de tudo o projeto TOCAR, seria ótimo se todos tivessem essa concientização a respeito do tocar, pois é fundamental mesmo, desde criança receber esse cuidado terno e amoroso, pois com certeza essa ação irá refletir pela vida inteira!!!!

    Gostaria de saber se consigo esse vídeo da Shantala para mostrar em sala de aula, estou fazendo um trabalho de Psicologia com o Tema Tocar e esse vídeo seria muitissimo interessante mostrar, para concientização da turma!!!!!

    Por favor preciso de uma resposta urgente, pois apresentarei o trabalho na terça-feira dia 26/05/2009.

    Muito obrigada e Parabéns!!!!!

  2. o trabalho e muito bom,sou massoterapeuta, estou apresentando uma monografia em termino de uma pos graduacao em massagem cientifica e meu tema e shantala,gostaria de manter contato om este trabalho.Parabens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here