Com o regresso às aulas é de vital importância que a criança retorne também ao seu ritmo normal de vida e isto inclui também a organização do tempo. Embora a criança esteja grande parte do tempo na escola, é preciso que em casa também tenha regras para o estudo e horários regulares para a execução das tarefas e trabalhos escolares.

sobre-estudos  Os pais podem colaborar criando um espaço adequado para que a criança possa estar a estudar sem ser incomodada por barulhos ou interrompida por qualquer motivo. Deve-se providenciar uma cadeira confortável e uma mesa para estudos também confortável e que esteja ergonomicamente de acordo com a idade do seu filho para evitar desconfortos físicos.

Estudar com a televisão ou aparelhos de som ligados,vai distrair a atenção e dispersar a concentração.

Quanto a ordem de estudo ou por onde começar o ideal é que a criança ao estar em casa inicie seus estudos pela disciplina que tenha mais dificuldade e que exija maior esforço intelectual da mesma; procurando deixar as disciplinas mais fáceis para o fim do estudo.

Assim sendo a criança irá colocar o maior esforço na matéria que tem maior dificuldade, pois quase sempre ao fim de algumas horas de estudo a criança está demasiadamente cansada para prestar atenção por exemplo numa disciplina mais complexa como a matemática.

Procure estabelecer horários fixos para os estudos em casa, para que a criança assim aprenda a ter suas responsabilidades e saiba que em determinado horário deverá estar concentrada e realizar suas tarefas escolares.

Os pais além de incentivar os estudos devem também validar os filhos e elogia-los sempre que atingirem um objectivo ou após uma pequena conquista. Ao fim de cada periodo de 30 minutos deve-se fazer uma pausa nos estudos, a criança nesta pausa pode ir a casa de banho, tomar um refresco ou comer uma fruta e a seguir retornar para os estudos.

Cada pai e mãe deve estabelecer os horários de acordo com as actividades diárias da família, evitando que isto seja realizado a noite e dando preferencia para horários como o início da manhã ou fim da tarde; logicamente que deve conciliar com o horário de escola da criança.

Materiais Essenciais para o Estudo:

– Enciclopédias e Dicionários

– Canetas e Lápis

– Borrachas e Apontadores

– Cadernos e Livros Escolares

– Marcadores de Textos Coloridos

– Iluminação Adequada

– Mesa e Cadeira Confortáveis

– Temperatura Ambiente Agradável

Caso os pais não se sintam a vontade para colaborar com o filho nos estudos, ele poderá frequentar uma academia de estudos, ou um centro de explicações onde existem educadores capacitados para os auxiliar em qualquer dificuldade.

Seguindo estas regrinhas básicas fica fácil aprender a ser mais responsável com os horários e com as responsabilidades escolares.

1 COMENTÁRIO

  1. MEU FILHO TEM PREGUISA DE ESTUDAR EM CASA,AGENTE FLA AS LETRINHAS E NA MESMA HORA ELE FALA QUE NÃO SABE E FICA PERGUNTANDO COMO É.ELE TEM 5 ANOS E ESTUDA 2º PERIODO.AGENTE FALTA A PACIENCIA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here