Você sabe o que é a síndrome do pensamento acelerado, o novo mal deste século?

A SPA- Síndrome do Pensamento Acelerado, segundo Dr. Augusto Cury (Médico, Psicoterapeuta e Escritor Brasileiro), tem por sintomas:

  • a mente agitada
  • acordar cansado
  • sofrer por antecipação
  • não contemplar o belo
  • se concentrar pouco
  • ter esquecimento
  • irritabilidade e outros.

Segundo o escritor  Augusto Cury, a SPA ou Síndrome do Pensamento Acelerado também atinge crianças e adolescentes, que são diariamente sobrecarregados com excesso de actividades e informações, através de tvs, e outros meios.

No relatório da BBC, Cury explica que tem sido muito com a era digital atual.

É um tipo de medo cuja principal característica é que a superabundância de informações, atividades, preocupações e pressões sociais acelera a mente com uma intensidade sem precedentes.

Segundo Cury, mudamos irresponsavelmente o processo de pensar.

Esse psiquiatra afirma que informações excessivas e envenenamento digital fazem com que o “gatilho” da memória seja acionado e um grande número de janelas na biblioteca seja aberto sem estar ancorado em nenhuma delas, de modo que a pessoa perde o foco e a concentração.

Portanto, temos uma enorme e estéril velocidade de pensamento, a maioria dos quais é inútil. Por isso, lemos uma página de um livro ou jornal e não nos lembramos de nada.

Outras consequências incluem sofrimento emocional e baixa tolerância ao estresse, bem como repetição de erros, paixão infantil, cansaço excessivo, tédio e dificuldade em resistir à solidão criativa.

SPA-sindrome-do-pensamento acelerado
SPA-sindrome-do-pensamento acelerado

Diferença em relação a outros tipos de ansiedade

Existem vários tipos de ansiedade: transtorno de ansiedade generalizada, síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, síndrome de burnout ou ansiedade pós-traumática

Esses tipos de ansiedade surgem de conflitos, perdas, crises, abusos ou frustrações, etc.

Em contraste, a ansiedade do SPA vem do estilo de vida atual, estresse e ritmo frenético.

De acordo com Cury, milhões de crianças, adolescentes e adultos estão construindo pensamentos e emoções com o atual envenenamento digital, sem o risco de trauma.

Sintomas SPA

Os sintomas da síndrome incluem privação de sono, distúrbios do sono, acordar, fadiga, caroços na garganta, distúrbios intestinais e até mesmo pressão alta.

Dor de cabeça ou dores musculares podem ser uma indicação de que o cérebro está exausto com muitos pensamentos e preocupações.

Em termos de sintomas mentais, Cury identifica antecipadamente o sofrimento por algo, irritabilidade, dificuldade em lidar com a frustração e dificuldade em conviver com pessoas mais lentas.

Além da falta de concentração, o défice de memória é outro sintoma muito característico, sendo muito comum hoje em dia que os jovens não se lembrem de datas ou compromissos.

Embora alguns desses sintomas sejam comuns em outros tipos de ansiedade, o SPA é único porque não há traumas prévios nesse caso.

Cury considera o mal do século porque afeta pessoas de todas as culturas e épocas.

Segundo esse psiquiatra brasileiro, 70 a 80% das pessoas apresentam manifestações da SPA, pior ainda que a depressão.

SPA-sindrome-do-pensamento acelerado
SPA-sindrome-do-pensamento acelerado

Prevenção e Solução

Cury diz que para combater a SPA “temos que aprender a olhar para o belo”.

“Fale sobre seus erros para que seus filhos entendam que ninguém entra no pódio sem primeiro falhar”, explica Cury.

Outra técnica é “passar da era de mostrar falhas para a era de elogios às conquistas das crianças ou empregados”.

Obras do Dr. Augusto Cury:

http://www.centroaugustocury.com/

  1. Revolucione sua qualidade de Vida
  2. A ditadura da beleza e a revolução das mulheres
  3. O futuro da humanidade
  4. Você é Insubistituível
  5. Nunca desista de seus sonhos
  6. Pais brilhantes, professores fascinantes
  7. Filhos brilhantes, alunos fascinantes

http://www.planetanews.com/autor/AUGUSTO%20CURY

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
monicke cunha
monicke cunha
6 anos atrás

eu queria uma resposta, pois não sei o que esta acontecendo comigo todos os dias acordo cansada, e as vezes estou tão agitada que sempre tenho sensação que vou desmaiar pois minha visão fica escura, e uma dor forte na nuca no pescoço no corpo todo as vezes, fico tão nervosa quando chego em algum lugar que começo a sentir falta de ar, meu coração acelera é doi muito forte meu peito parecendo que vou ter um enfarte, fiquei assim depois que tive meu segundo filho, e la na martenidade como fiquei muito mal, diserão que tive arretimia cardiaca mais… Read more »

TEREZINHA
TEREZINHA
7 anos atrás

Preciso urgentemente de ajuda pra me livrar do SPA já não suporto mais, vou enlouquecer, minha mente não para, não dorme e acordo cansada e agitada, penso em tudo e ao mesmo tempo parece que em nada, pois não chego a lugar algum, parece que vou enlouquecer com essas vozes em minha cabeça.. por favor se puder me ajudar agradeço desde já. pode entrar em contato comigo pelo e`mail..Bjs e que Deus os abençoe..

regicleyton
regicleyton
8 anos atrás

não consigo ser mais a mesma pessoa,tenho dificuldade de concentração,comunicação,esguecimento,fadiga,irritação e meu pensamento todo tempo acelerado pensando mil coisas ao mesmo tempo,eu sei q é spa.como obter o tratamento ideal

italo barbosa
italo barbosa
8 anos atrás

minha filha tem essa sindrome spa ela tem 10 meses .tem tratamento .

Luis Otávio Gama
Luis Otávio Gama
8 anos atrás

Ao ler os sintomas do Spa, me identifiquei por completo e gostaria de amenizar significativamente, pois tenho plena certeza que meu rendimento pessoal e profissional aumentará!

Radha.rANE
Radha.rANE
8 anos atrás

Tenho 17 anos e pelos sintomas possuo SPA sou muito ansiosa mas após ler 12 semanas pra mudar … Consegui controlar um pouco mais minha ansiedade porém ñ consegui me livrar completamente d minha SPA.O que faço?
Desde já agradeço.
: O)

Harysson Nascimento
Harysson Nascimento
9 anos atrás

Existe CID para essa Síndrome?

Dayse Fernandes
Dayse Fernandes
9 anos atrás

Gostaria de saber qual a maneira melhor para tratar ou conviver com a SPA? Pois penso em várias coisas ao mesmo tempo e não consigo me concentrar em nada, até para estudar e me relacionar com demais pessoas estou tendo uma certa dificudade. Agradeço desde já a atenção.

tiagor rodrigues lopes
tiagor rodrigues lopes
9 anos atrás

Eu sofro muito com a sindrome do pensamento acelerado e queria saber como posso controlar esses pensamentos que pertubam minha mente, meu comentario sobre isso: Eu acho muito bem conceituado muito visitado esse tipo de problemas mentais e só tenho a agadecer e gostaria muito de ter uma resposta que me ajude a conrolar ou pelomenos minizar esse problema que eu nao acho normal.

Débora Mayara
Débora Mayara
9 anos atrás

Olha Elaine se você quer detectar a SPA com mais convcção compre o livro PAIS BRILHANTES PROFESSORES FASCINANTES do mestre Augusto Cury,lá você encontrará tudo que precisa e ele vai lhe ajudar a trata-lá se a mesma for detectada em seu filho !

Débora Mayara
Débora Mayara
9 anos atrás

A algum tempo começei a estuda por conta própria sobre a SPA (sindrome do pensamento acelerado), hoje trabalho com crianças de 7 á 12 anos e detectei em muitas crianças essa síndrome, graças a Deus e com a ajudá desse maravilhoso mestre Augusto Cury, estou tratando dos meus alunos e promovendo uma melhoria na educação !

elaine cristina
elaine cristina
9 anos atrás

gostaria de saber mais a respeito do spa para comparar com os sintomas do meu filho e saber qual omelhor tratamento,se puder me ajudar agradeço

Lucas
Lucas
9 anos atrás

Eu não sei se tenho porque eu sou DDA (tenho déficit de atenção), por isso o tanto de coisas que passam pela minha cabeça é absurdo, ainda não tratei, tenho que fazer um teste neuropsicológico, mas eu sei que tenho e meu pai também tem.

LEDA MARIA SOARES CUNHA BELLO
LEDA MARIA SOARES CUNHA BELLO
8 anos atrás
Reply to  Lucas

Como educadora pude ajudar muitos pais e alunos Com essa caracteristica É preciso não brigar com isso, mas usa´-la a seu favor.Muitas pessoas bem sucedidas a têm,e são brilhantes.Leia MENTES INQUIETAS DA DRA ANA BEATRIZ B. SILVA e verá que vc tem um
trunfo e não uma deficiência.

Lucas
Lucas
10 anos atrás

Acho que estou com SPA… Minha cabeça é bombardeada por pensamentos ruins, coisas que não gostaria que acontecesse, também fico pensando muito em “cenas” que gostaria que acontecesse. Minha mente está cansada…
Gostaria de saber se tem como bloquerar esses pensamentos?

Poliana
Poliana
10 anos atrás

Ola. olha eu tenho sofrido com muito esqueçimento sendo são pessoas e coisas do dia-a-dia. sempre fico dispersa, nunca consigo prestar atenção nas aulas ou nas pessoas que falam ou tentam passar alguma informção para mim, sempre estou com os batimentos cardiacos acelerado e sempre de mau humor e irritada. Isso pode ser considerada SPA???

LEDA MARIA SOARES CUNHA BELLO
LEDA MARIA SOARES CUNHA BELLO
8 anos atrás
Reply to  Poliana

Calma, vc não é doente, tem um ritmo diferente e capas de impulsionar sua vida desde que vc descubra aquilo em que se interessa. ato aos batimentos cardíacos, deppois de eliminar causas fisiológicas averigue a síndrome do pãnico, ou excesso de ansiedade. creia. tudo passa. e para melhor.caso de clinico, cardiologista e neuro.respiraçao. iogae o livro mentes inquietas

Rosemery
Rosemery
10 anos atrás

Eu creio que estou com isso. Tenho todos os sintomas, nao durmo direito, acordo com dores por todo o corpo. Meu cérebro nao pára, fico processando tudo ao msm tempo, parece que vou enlouquecer. Penso em tudo e nao chego a coclusão nenhuma, é uma confusão mental. Nao consigo organizar o pensamento. Será que tenho algo pior??? Caso de psiquiatra?.

rodrigo machado barbosa
rodrigo machado barbosa
10 anos atrás

estou muito feliz e aliviado de saber que tenho essa sindrome, porem agora tenho a certeza de que nao sou nenhum louco, mas que tudo que passo tem tratamento . hoje seguindo os passos e tentando cada vez mais viver os codigos da inteligencia, consigo viver com mais dignidade sou menos ansioso …

Jéssica
Jéssica
10 anos atrás

olá. gostaria de mais informações. tenho alguem com uma possivel sinfrome do pensamento acelerado. quero saber ao certo os sintomas, se tem cura, tratamento, como agir…
agradeço desde já..

ana maria
ana maria
10 anos atrás

gostaria de saber se tem tratamento, pois nao consigo me consentrar em nada pois penso em tudo ao mesmo tempo

palmira misma pires tormim
palmira misma pires tormim
11 anos atrás

qual o tratamento para a spa?

Eli
Eli
11 anos atrás

D……… e F……… tratam SPA? Gostaria de maiores informações, pois fui a um neuro que diagnosticou SPA e a procurar um psiquiatra para “me desligar” um pouco. A medicação indicada foi a que citei.Favor esclarecer-me.
Obrigada.

JAMYLLE
JAMYLLE
11 anos atrás

É MARA ESSE SITE
TÔ DANDO A SPA EM PORTUGUÊS ESSE ANO
É MUITO BACANA

FICAMOS MELHOR INFORMADO DE NOSSA PRÓPIA SPA

Érika
Érika
11 anos atrás

Gostaria de mais informações sobre a síndrome do pensamento acelerado. Se ela tem tratamento só com especialista ou se conswigo através de treinamento mental, meditação trtar sozinha?

Eliapuppin@gmail.com
Eliapuppin@gmail.com
11 anos atrás

Vi seu video. Sou tudo o que voce diz e tenho dentro de casa um filho de 22 anos que pelo que vejo tem a sindrome do pensamento acelerado. Achei que tinha depressao, agressividade, tem uma negatividade e somente pensa em coisas passadas ruins. Preciso que me indique alguem no Rio de Janeiro .
Te agraceco
Mae