Tabela de Crescimento Infantil aqui apresentada foi retirada dos estudos da Saúde e do Desenvolvimento Infantil do Departamento de Saúde de Harvard.
No que respeita ao crescimento de crianças e jovens não existe uma regra fixa. Neste sentido, esta tabela é meramente informativa, não devendo ser analisada e cumprida com rigor, pois os dados que constam da mesma são apenas indicativos.

crescimento infantil compreende uma diversidade de factores importantes que têm início com a fase pré-natal, seguido do parto, e do pós-parto assistidos. Posteriormente quer a amamentação, a alimentação e uma nutrição adequada na primeira infância, bem como um excelente acompanhamento pediátrico nos  primeiros anos de vida são essenciais.

Contudo, importa salientar que cada criança tem o seu potencial genético, isto é, os genes familiares que herdam podem ter ou não influência no seu crescimento. Desta forma, conclui-se que o crescimento depende em parte da hereditariedade, mas também de diversos factores externos como o saneamento, as condições de habitação, a saúde, a higiene, a nutrição e, a atenção e o amor dados à criança.

A fase pré-natal é extremamente importante porque pode detectar um atraso do crescimento intra-uterino, sendo por isso o momento indicado para  a gestante obter orientações médicas de como deve proceder para que o feto se comece a desenvolver normalmente. É importante ter em conta alguns factores que poderão influenciar, negativamente, o crescimento do feto e que terão consequências durante o período do pós-parto nomeadamente o alcoolismo, o tabagismo, bem como alguns tipos de drogas.

Um dos aspectos muito importante a ter em atenção e, que muitas das vezes os pais deixam para mais tarde, é  o  acompanhamento médico por parte de um especialista pediátrico nos primeiros anos de vida. Este acompanhamento é essencial para o crescimento saudável da criança.

Nas consultas de pediatria são avaliados factores como o peso, a altura, a estrutura óssea, e o desenvolvimento e as condições de saúde da criança no seu todo. Se na avaliação feita forem detectadas irregularidades, o médico que está a avaliar a criança prestará toda a orientação necessária para que sejam tomadas as medidas necessárias para que a  criança volte ao seu ritmo normal de crescimento de acordo com a sua faixa etária.

Relativamente ao crescimento dos adolescentes, é de salientar que o mesmo não é linear,  ou seja, não segue um padrão igual para todos por exemplo, e falando de altura um adolescente pode ficar durante 6 ou 8 meses sem crescer ou poderá nos 6 meses seguintes crescer 4 ou mais centímetros rapidamente.

Todavia, estas discrepâncias no crescimento são normais, não fiquem preocupados por não estarem a crescer ou se estão a crescer demasiado rápido. O diagnóstico de crescimento insuficiente deverá ser feito por um médico, uma vez que esta avaliação depende de factores como a estatura dos pais, e da avaliação da altura do adolescente por um período de 1 a 2 anos.

As causas do crescimento lento de um adolescente podem ser diversas, estacamos algumas como por exemplo, a deficiência de hormonas do crescimento, problemas com a glândula da tiróide, diabetes, doenças ósseas, etc. No entanto, e tal como supra citado essa avaliação e posterior diagnóstico deve ser feito apenas pelo médico assistente.

tabelacrescimentoinfantilmenino

Tabela de Crescimento Infantil – Medidas Rapazes
Medidas extraídas dos estudos da Saúde e do Desenvolvimento Infantil do Departamento de Saúde Materno Infantil da Escola de Saúde Pública de Harvard.

702 COMENTÁRIOS

  1. olá! meu filho tem 02 anos e 10 meses e mede 91cm, meu esposo mede 1,65 e eu meço 1,60.
    a altura do meu filho esta dentro do esperado?
    obrigada!

  2. Meu filho tem 5 anos e tem 1,25cm e pesa 36 kg Eu tenho 1,50cm e o pai dele 1,69 cm. Nem sempre a altura da criança depende do fator genético dos Pais, meu filho tinha tudo para ser baixinho e é uma criança alta..

  3. Ola
    Sou o Matheus e tenho 14 anos eu tenho cerca de 1,57 de altura esse ano eu faço 15 será que eu estou muito baixo para a minha idade???Se estiver o que eu poderia fazer para crescer pois muitos me dizem que é preciso dormir mais cedo mas preciso de outra alternativa porque eu tenho uma grande dificuldade em dormir cedo.

  4. Olá meu nome é Fábio tenho 13 anos 47 kg e 1,57 de altura mas tenho corpo definido e sou musculoso faço treino prático karatê e natação e acho que estou de acordo, com minhas características.

  5. Tenho 16 anos e 1,62 peso 63 kg prático vários esportes mas não natação gostaria de saber ate quanto posso crescer sabendo que meu pai e minha mãe tem estatura baixa
    Minha mãe tem 1,55 e meu pai 1,66

  6. Meu bebê tem 3 meses e 25 dias, pesa 8, 200kg e tem 67 cm… ele é uma graça… não aparenta ser muito gordo…. pois ele é bem grande… apenas não aparenta a idade (parece BEM mais)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here