TDAH é a abreviatura do Transtorno do Déficit de Atenção e de Hiperatividade. Este transtorno é comum em crianças e, os primeiros sintomas podem aparecer antes dos 7 anos de idade e podem ir diminuindo na idade adulta.

Mediante o diagnóstico de TDAH os pais e/ou cuidadores podem não saber o que fazer, isso é natural. Além de procurar ajuda profissional é de extrema importância ter ações diárias para garantir que a criança consegue lidar com todas essas questões.

O artigo de hoje foi preparado para pais e cuidadores de crianças com TDAH, confira.

Afinal, como lidar com crianças com déficit de atenção?

1 – Criar uma rotina

As crianças que têm como diagnóstico o TDAH ao nível da desatenção precisam de uma rotina para verem as suas vidas facilitadas, isso ajuda até mesmo os pais.

O ideal é  criar um horário para a criança fazer tudo, realmente uma rotina bem fixa. Crianças que sofrem de desatenção não devem sair dessa rotina nem mesmo aos finais de semana.

2 – Reduzir as distrações

As distrações do ambiente também devem ser retiradas, isso vale tanto para os momentos de estudo, como para os momentos de brincadeiras, a criança precisa ir aprendendo a focar.

Quando falamos na diminuição de distração entra o ambiente de estudo/brincar em cena, nada de colocar diversos enfeites, cores chamativas, adesivos e afins, tudo isso pode atrapalhar a criança.

Além disso, sempre que possível não interrompa seu filho, nem que seja para fazer um comentário qualquer.

3 – Organização

Quando pensamos em crianças com níveis de desatenção e hiperatividade, estamos a falar sobre crianças extremamente desorganizadas, por isso ações para a organização dos brinquedos e dos materiais devem ser adotadas.

Uma ideia é ter sempre caixas de brinquedos, de livros, gavetas para cada peça de roupa e afins, deixar tudo bem direcionado para que a criança se possa orientar.

Os pais nunca devem organizar pela criança, senão ela acaba nunca memorizando onde deve guardar cada coisa.

4 – Criar metas pequenas e possíveis

Com certeza você já percebeu que o seu filho tem dificuldades em terminar tarefas, isso é visto principalmente na escola.

Em casa, todas as vezes que estiver a brincar ou a ensinar alguma atividade nova para a criança, tente determinar pequenas metas. Sempre que a criança conseguir cumprir comemore e coloque outra.

Tudo isso ajuda na motivação, os seres humanos são motivados a metas e a criança através do reforço positivo passa a entender isso.

5 – Celebre bons comportamentos

Nem sempre é fácil lidar com uma criança com TDAH, imaginamos o quanto isso é cansativo dentro de uma rotina. Por conta disso os pais entram num mecanismo de  apontar e exaltar os comportamentos errados, ignorando todas as coisas boas que a criança acaba fazendo.

O ideal é sempre reforçar quando a criança terminar uma atividade, organizar o seu quarto ou estiver a ver bonecos por mais de alguns minutos.

6 – Limite as escolhas oferecidas

As crianças já podem ter dificuldades em fazer escolhas quando as ofertas são muitas, a criança que sofre de desatenção vai esquecer quais as opções na metade do caminho.

O resultado de tudo isso é que vai stressar e até mesmo acabar irritando a criança, fazendo de uma situação rotineira um grande stresse.

A dica é apresentar no máximo três opções para a criança, isso vale para brinquedos, passeios, prato para jantar e afins, tente ser o mais objetivo possível.

Se gostou das dicas do nosso artigo de hoje não se esqueça de continuar a acompanhar o nosso site e conferir muito mais.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments