Blog da Criança

Blog de conteúdos para crianças, jovens e adolescentes com artigos infantis e juvenis, dicas diversas e sugestões de jogos online para crianças.

Tipos Sanguineos - Mãe e Bebé
Gravidez

Tipos Sanguineos – Mãe e Bebé

diversos tipos sanguíneos  e é por este motivo que as mães têm que ter um cuidado especial com os exames no pré-natal para descobrir que tipo de sangue que o seu bebé vai ter para que não haja incompatibilidade sanguínea.

Esse problema surge quando a mãe possui o fator sanguíneo Rh negativo e o seu bebé fator Rh positivo. Neste caso, se o sangue do bebé sair da placenta e entrar em contato com o seu organismo, você começa a produzir anticorpos que destroem o sangue do seu bebé ocasionando problemas sérios ao bebé.

Isto acontece porque o fator Rh positivo do seu bebé atua como antígeno (produção de anticorpo) quando entra em contacto com o fator positivo. Por isso que o pré-natal é tão importante, pois só nele é possível saber se você criou ou não anticorpos contra o seu bebê, já que não dá para saber o tipo sanguíneo dele no útero.

Após o parto é possível você receber uma vacina contra este problema. No caso de um segundo filho com as mesmas características, a chance de desenvolver essa doença e do bebê vir a falecer no útero são maiores, a vacina evitará isto.

Mas é fácil detectar antes se o seu bebê terá fator de Rh diferente do seu: se você e seu marido forem Rh negativo, fique tranqüila que não há perigo, já que o bebê também terá Rh negativo.

Agora se o pai tiver Rh positivo, há 50% de chances do seu filho também ser. Então você precisa ficar atenta para isso e pedir para o seu obstetra fazer todos os exames no pré-natal.

Já os grupos sanguíneos de qualquer pessoa são regidos pela hereditariedade e pela presença ou ausência de antígenos. O sangue de uma pessoa pode ser do tipo A, AB, B ou O com fator Rh positivo ou negativo.

Tudo vai depender da genética do pai e da mãe para saber qual o tipo de sangue do seu filho. O certo é que é importante você saber o tipo sanguíneo do seu filho para que saiba caso ocorra alguma emergência. Pessoas de sangue AB são receptores universais já que recebem sangue de qualquer tipo. Tipo O é considerado doador universal porque pode ser usado em qualquer pessoa independente do tipo sanguíneo.

120 COMMENTS

  1. Olá, boa noite!
    Minha mãe é O negativo e meu pai é O positivo. É possível um filho nascer com o tipo sanguíneo A negativo?
    Tire essa minha dúvida por favor.
    Desde já agradeço!

  2. ola!eu tenho um filho de 3 anos do meu primeiro casamento ele tem o sangue o negativo,o meu também é o negativo quero engravidar do meu marido que é o positivo,mas tenho medo de meu bebe nascer com algum problema.me ajudem,agardo respostas

    • Karliane, quase sempre quando a mãe/grávida tem o primeiro filho e ela tem sangue O-
      após o parto ela deverá tomar uma vacina chamada de anti-D nas primeiras 72 horas, fazendo isso ela estará imunizada e não terá problemas em uma futura gestação caso o outro bebê tenha Rh positivo.
      Converse com o seu ginecologista, ele poderá te fornecer toda orientação sobre isso.

      Leia este artigo esclarecedor: http://www.e-familynet.com/artigos/articles.php?article=1409

    • Aqui em casa é a mesma coisa,meu pai é O positivo e minha mae A positivo.Eu fiz exames e meu sangue é O positivo.Meu irmao nao sabe o dele porem pode ser O positivo como A positivo.
      Mas não da para saber só falando,vc teria que fazer exame de sangue.

  3. Dá para saber quem é o pai do bebe pelo tipo samguinio e pelo sistema RH claro sabento o tipo samginio da mãe e do bebe?

  4. Boa noite, gostaria de saber se é possível minha filha ter sangue O+ sendo que o meu é A negativo e do meu marido A positivo.

  5. minha esposa e A positivo, meu filho tambem e A positivo, meu sangue tem te que ser qual. Por favor se possivel me mande a resposta, obrigado

  6. ola bom dia! qual e o nome da vacina a ser tomada por gestante de compatibilidade sanguinia da mae e do pai? minha medica so falou da vacina no primeiro mes de gestacao e ja estou de 8 meses e nao tomei ainda. atenciosamente keila

  7. minha esposa tem uma filha com oetro rapaz o sague dele e positivo e o dela e negativo e a filha dela e negativo e o meu e positivo tem poblema com o bebe

  8. estou gravida e gostaria de saber se meu filho poderá correr algum risco pois meu sangue é O+ e o dele é A-.
    estou no sexto mes de gestação e o medico disse que não terá problema,mas o meu medo será quando eu engravidar novamente..

  9. meu Rh e o negativo e esto gestante do segundo filho não lembro se tomei a vacina na primeira gravideis e precisei faze um exame de coombs indireto e o resutado deu não foram encontrados anticorpos bloqueadores anti Rho ( D ) gostaria de saber o que quer dize isso pro favor mim ajuda obrigado.

  10. Boa tarde!
    Eu e meu esposo somos A+, corremos o risco de termos filhos com algum problema, pois dizem que pais com o mesmo tipo sanguineo não tem filhos normais.

  11. Eu e meu marido somos do sangue A+ , gostariamos de saber que tipo de sangue poderá ter nosso filho?
    ou seja, já que somos os dois A+ o Nosso filho também terá que ser A+?
    Aguardo retorno por email.

    obrigado

  12. Tenho uma filha com o rh positivo igual ao pai e eu sou rh negativo,e queria saber por certo o q pode acontecer ao bebe.Tomei a vascina qdo eu fiz o parto da minha filha mas tomei so uma,e eu li um artigo dizendo q teria q ter tomado no setimo mes de gestação da minha primeira filha a mesma vascina,E gostaria de saber se isso é verdade?

  13. meu bebe tem o sangue a- gostaria de saber q tipo de sangue o pai dela tem q ter se o meu é o+,e se o sangue dos avós poden enfluenciar em alguma caisa

  14. Boa Noite!
    tenho 3 filhos a mais velha de 12 anos é A+ eu sou A+ meu segundo marido é A+ tive 2 filhos com ele o joão que é A+ e agora a Maria eduarda que é O+ é possível?

    no aguardo de uma resposta,
    grata, Soraya

  15. o meu tipo de sangue é o+ e do meu marido tambem, estamos pessando em ter um bebe, tem como saber se tendo o mesmo tipo sanguineo corre algum risco do bebe nascer com deficiencia ou algum problema? aguardo resposta

  16. Oi ; gostaria de saber se ha problema em meu sangue ser O+ e do meu marido O-, se o bebe pode nascer com algum problema por isso. obrigada.
    Obrigada pela atençao .

  17. Meu tipo sanguineo é (A-) e o tipo sanguineo de meus filhos gemeos são: menino (B+) e da menina (AB+). Qual é o tipo sanguineo do pai ?

  18. Ola bom dia como vai? bom gostaria de saber sobre o grupo sanguinio do meu filho eu sou a+ e meu marido a- qual grupo sanguinio teria que ser meu filho?

  19. oi gostaria de saber se tem algum problema o meu sangue e ab+ o do meu marido e o + ,se eu engravidar corro risco?um abraço

  20. TENHO 35 ANOS TENHO UMA FILHA COM 5 ANOS, MEU SANGUE E O NEGATIVO E DO MEU MARIDO O POSITIVO NAO TOMEI A INJEÇÃO AGORA ESTOU GRAVIDA DE NOVO SERA QUE MEU FILHO VAI NASCER COM ALGUM PROBLEMA DE SAUDE AQUARDO RESPOSTA URGENTE.

  21. Sou Rh O+ e meu marido B+, meu primeiro filho é O+, estou grávida do segundo filho, qual poderá ser fator Rh? Pode ser O+ também?

  22. Eu tenho o sangue O negativo e meu esposo O positivo, estou na segunda gestação e pretendo fazer laqueadura, gostaria de saber se mesmo assim tenho que tomar a vacina?

  23. Meu esposo e A- .Eu sou O+ . Devo fazer algum tratamento antes de engravidar? Tomar alguma enjeção? Agardo resposta,obrigado(a).

  24. Olá gostaria de saber se tem algum problema eu e meu esposo temos sangue do tipo A+ e minha filha tambem nasceu com o mesmo tipo de sangue A+.

    • Marilia o seu marido precisa fazer um exame de sangue para saber qual é o tipo sanguineo e qual o fator RH, nao tem como saber assim.

  25. A minha primeira gestação foi anembrionaria.
    Assim, apesar de ter lido muito sobre o assunto e constatar que acontece constantemente. Confesso que ando meio assustada. Apesar de minha médica ter me orientado e tranquilizado.
    Gostaria de saber se esta gravidez tem algo haver com o fato de que meu sangue ser A positivo e do meu esposo ser AB positivo.
    Existe alguma possibilidade de que eu tenha uma futura gravidez seja problemática ou mesmo que exista incompatibilidades e eu não consiga engravidar?
    Att,

  26. gostaria de saber, tenho sangue o positivo; tenho anticorpo kid,o que significa e´ uma doença; pois noa posso ser mais doadora.

  27. Fiquei sabendo que poderia ter problemas na gravidêz se o pai for do tipo sanguíneo A e a mãe O, independente do fator Rh. Isso é verdade? Eu sou do tipo sanguíneo O- e meu esposo A+, e o único problema que conheço no meu caso é o meu fator Rh-.
    Gostaria de mais esclarecimentos.
    Obrigada.
    Atenciosamente
    Eveline

  28. o tipo sanguineo do meu filho é RH O + minha nora tambem é RH O +,que tipo sanguineo tem que nascer a minha neta?
    por favor aguardo resposta anciosa…

  29. Eu sou o- e meu marido o+,nossa filha nasceu o+,por este motivo tive que tomar uma injeção(……………….)para evitar possíveis doenças no caso de outra gestação.

  30. Gostaria de saber se tem como minha filha nascer com tipo sanguinio A+ se eu e o pai dela somos O+.

    POR FAVOR ME RESPONDAM.
    DESTE DE JÁ AGRADEÇO!

    • Veja esse link http://www.exame-paternidade-dna.com.br/?gclid=CNWyz7Gy154CFcZM5Qod3Fxcrg

      o resultado foi:
      Foram submetidas as seguintes informações para análise do tipo sanguineo:
      Mãe biológica Criança Suposto pai
      O+ A+ O+
      Resultado ABO: A mãe não combina com o filho, o alegado pai não é excluído
      Resultado RH (+/-): Não excluído
      Sumário: O alegado pai NÃO PODE SER EXCLUÍDO de ser o progenitor da criança em questão, mas as informações da mãe NÃO SÃO CONSISTENTES COM AS DA CRIANÇA. Possivelmente há um erro nas informações OU a criança NÃO é filho da mãe em questão.

  31. Gostaria de saber para comparaçao de processo seletivo-cetam. Do cruzamento de um pai do tipo sanguineo O com uma mae do tipo sanguineo A, e possivel resultar filhos do tipo sanguineo?

  32. ”Estou grávida de um filha que tem fenda e por estou aflita por ter que fazer cirurgia e não ter condições.e o meu sangue é o negativo e meu esposo é o positivo”.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Blogger profissional. Editora de Conteúdos Web em Língua Portuguesa. Formação Universitária em Psico-Pedagogia, com especialização em Psicologia Infantil e História da Educação. Pós Graduada em Administração Escolar.
Não copie texto!