Com a chegada do mês de Junho, Portugal fica repleto de Manjericos. Esta tradição está interligada com as famosas Festas dos Santos Populares que decorrem por todo o país. Reza a tradição que os rapazes apaixonados compram um manjerico num pequeno vaso para oferecer à sua amada. Junto com o vasinho vem uma bandeirinha com uma quadra popular que fala sobre o amor, ou contém uma rima engraçada e carinhosa. Por isso é considerado a “erva dos namorados”. O Manjerico é também conhecido por outros nomes como basílico, manjericão de folha-larga, alfavaca, remédio-de-vaqueiro, erva-real, etc.

tradicao-do-manjerico

O Manjerico é uma erva aromática, “parente” do Manjericão, e é utilizado para diversos fins como repelentes de insetos, e fins medicinais em casos de feridas, picadas de insetos, reumatismo, tosse, problemas de pele, mau hálito, gripes, etc.

Suas propriedades medicinais como anti – espasmódico, analgésica, anti-febril, anti-séptico, aromática, aromatizante, calmante, carminativa e digestivo, proporcionam a sua utilização em diversos males.

Para o manter viçoso, segundo dizem, não é aconselhável cheira-lo diretamente no vaso. Deve-se passar levemente a mão e depois levar a mão ao nariz para sentir o aroma. Cheira-lo diretamente no vaso, faz com que a planta não dure muito tempo. Apesar de apreciar a claridade não deixe seu Manjerico exposto diretamente ao sol e evite- encharca-lo com água.

Quer aprender a fazer um Manjerico artesanal para enfeitar a sua casa? Veja o vídeo abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here