Hoje vamos conhecer a história de uma das plantinhas mais lindas e mais famosas do mundo. O Trevo de quatro folhas pertence as espécies do género Trifolium, que são os famosos trevinhos de três folhas, o Trevo de quatro folhas é mundialmente conhecido como símbolo de boa sorte. Seu nome é um pouco contraditório já que a própria palavra “trevo” vem de “Trifolium” (“três folhas”), tendo então o nome “Trevo de quatro folhas” em tradução algo como “três-folhas de quatro folhas”.

trevo-quatro-folhas-sorte

Presente em regiões temperadas e subtropicais do planeta Terra, o Trevo de quatro folhas, segundo algumas fontes é resultado de uma anomalia rara e por isso mesmo encontrar um Trevo de quatro folhas é muito difícil. O culto a esta plantinha nasceu entre os povos Celtas há 300 a.C., como sendo um símbolo de muita sorte.

O Trevo de três folhas é um dos símbolos famosos na Irlanda e está relacionado ao dia do padroeiro do país, San Patrick ou São Patrício em português, responsável por levar o Cristianismo ao povo Irlandês. São Patrício valeu-se do famoso trevinho de três folhas para dar a conhecer aos Irlandeses céticos a Santíssima Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

trevo-e-sao-patricio

Na Irlanda os trevos com três folha simbolizavam:

* A santissima trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo;
* O passado, o presente e o futuro;
* A mente, o espírito e o corpo;
* O bem, o mal e a dúvida sobre qual caminho seguir;

A origem do simbolismo relacionado a sorte e sucesso para quem encontra o “Trevo de quatro folhas“, deve-se a dois factores, o primeiro pela raridade e dificuldade de o encontrar, e o segundo pelos significados atribuidos às 4 folhas. Segundo algumas culturas o número quatro completa-se em perfeição, e cada folha pode significar:

* Os elementos da natureza fogo, ar, água e terra;
* Os pontos cardeais norte, sul, leste e oeste;
* As estações do ano primavera, verão, outono e inverno;
* As fases da lua crescente, minguante, nova e cheia;
* As quatro letras do nome de Deus (Javé);
* Os quatro dos braços da cruz;
* Bons presságios como esperança, amor, fé e sorte.

Curiosidades sobre os trevos e São Patrício:

* Muitas pessoas não sabem, mas os trevos dão flores. Estas flores foram utilizadas na antiguidade na produção de unguentos, pomadas, pastas curativas, etc.

* Alguns tipos de trevo como o Trifolium Pratense podem ter seus caules secos, esmagados e utilizados para lavar a pele.

* É possível encontrar trevos de cinco folhas, em resultado da mesma anomalia
que se produz no trevo de quatro folhas, entretanto e apesar de raro, encontra-lo não significa boa sorte; ao contrário na Irlanda dizem que não é benéfico para a pessoa que o encontrar.

* Costuma-se dizer que na Irlanda encontra-se em abundância os famosos “Trevos de quatro folhas”, e que traz muita sorte para a noiva que o carregar dentro do seu sapato.

* Vestir-se de verde no dia de San Patrick (São Patrício) traz sorte.

* A cor verde está presente no manto de São Patrício e muitas vezes em sua imagem podemos ve-lo com um trevo na mão direita.

* A crença popular atribui a São Patrício o desaparecimento das cobras da Irlanda, sendo esta a razão dele aparecer em algumas gravuras esmagando esses animais com seu cajado.

* O dia de San Patrick ou São Patrício, normalmente comemorado no dia 17 de Março pelos países que falam a língua inglesa. Neste dia algumas cidades apresentam desfiles especiais, onde grande parte da população participa toda vestida de verde e onde ruas, estabelecimentos comerciais e escolas são decorados com a imagem do santo e o famoso trevo da sorte.

* Os mais famosos eventos dedicados ao santo e ao trevo da sorte são: as Paradas de São Patrício nos E.U.A., o Festival de São Patrício em Dublin, e a Parada de San Patrick no Canadá.

* Em todo o mundo muitas pessoas usam o trevo de quatro folhas como amuleto, pode ser num pendente num fio, num brinco, ou até mesmo dentro da carteira para atrair dinheiro.

Bem, verdade ou não, não custa tentar levar ou portar um trevo de quatro folhas como um adereço ou dentro da carteira!

* Imagens Arquivo Pessoal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here