Blog da Criança

Blog de conteúdos para crianças, jovens e adolescentes com artigos infantis e juvenis, dicas diversas e sugestões de jogos online para crianças.

Tudo Sobre a Dificuldade de Aprendizagem.jpg
Educação

Tudo Sobre Dificuldade de Aprendizagem

As crianças vão aprender diversas coisas durante o seu trajeto escolar, sendo assim, alguns desses aprendizados podem ser mais fáceis e outros mais difíceis, levando a dificuldade de aprendizagem.

É só olhar para sua vida escolar, talvez você era ótimo em português, adorava ler e fazer redações, mas sempre ficava de recuperação em matemática, por exemplo.

Algumas crianças e até mesmo adolescentes passam pela vida escolar sem dificuldade de aprendizagem, mas para outras, esse processo chega a ser doloroso.

Os pais devem entender algumas questões quando o assunto é dificuldade de aprendizagem, essa é a melhor forma de procurar ajuda e fazer a sua parte dentro de casa.

Confira o artigo que preparamos.

1 – Dificuldade de aprendizagem é diferente de transtorno de aprendizagem

A dificuldade de aprendizagem é vista como algo pontual e possivelmente passageira.

Ou seja, pode ser uma fase da criança em algum assunto específico ou quando uma nova matéria é introduzida.

Já o transtorno de aprendizagem tem causas orgânicas e que merecem investigações mais sérias, não sendo passageiro e acompanhando essa criança até à vida adulta, por exemplo.

Saiba diferenciar o que seu filho apresenta, nem sempre é possível fazer isso sem ajuda profissional, mas é importante entender que nem toda dificuldade de aprendizagem é algo eterno.

2 – Ter dificuldade de aprendizagem não é o fim do mundo

Ter dificuldade de aprendizagem nao e o fim do mundo

Se você já investigou com profissionais e a criança ou o adolescente não apresenta nenhuma questão de ordem orgânica, não veja como o fim do mundo.

Como mencionado em nossa introdução, lembre das suas próprias dificuldades na fase escolar e como você conseguiu de uma maneira ou outra superar tudo isso.

Claro que precisamos encontrar formas de os filhos ultrapassarem tais dificuldades, mas muitas vezes o desespero dos pais é desproporcional.

Comparações são desnecessárias nesse momento, cada criança tem o seu tempo.

3 – Não se esqueça dos fatores emocionais

A dificuldade de aprendizagem pode ser uma resposta a fatores emocionais, principalmente se a criança apresenta tais dificuldades do dia para a noite.

Muitas coisas podem estar envolvidas, como a separação dos pais, morte de um ente querido, separação de um amiguinho de infância ou mesmo algum outro problema familiar.

Você pode nem perceber ou achar que está disfarçando muito bem, mas as crianças sentem quando existem problemas dentro de casa.

Como se concentrar nos estudos estando triste? com ansiedade ou angústia sobre algo?

4 – Nem sempre a culpa é da criança

Por vezes, a culpa não está na criança, mas sim na escola escolhida ou mesmo no professor.

Isso não significa que a escola ou o educador são ruins, contudo, seu filho simplesmente pode não ter se adaptado.

Se a dificuldade de aprendizagem veio depois de uma mudança de escola, por exemplo, talvez seja o momento de os pais colocarem isso em pauta.

5 – Tenha paciência

Tenha paciência

Nem sempre é fácil ter paciência, sabemos que a teoria é diferente da prática, ainda mais depois de um dia cansativo no trabalho.

Mas quanto mais a criança se sentir pressionado e levar bronca, mais isso vai afetar sua autoestima e a dificuldade de aprendizagem pode aumentar.

Paciência para tentar entender e reforçar o que a criança fez certo são fundamentais.

Quer mais dicas como essas? Continue em nosso site.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Blogger profissional. Editora de Conteúdos Web em Língua Portuguesa. Formação Universitária em Psico-Pedagogia, com especialização em Psicologia Infantil e História da Educação. Pós Graduada em Administração Escolar.
Não copie texto!