Toda mãe sabe que é muito normal o bebé regurgitar ou até mesmo vomitar. Mas o que poucas mães sabem é que esse regurgito ou vômito pode ter uma causa definida que se chama refluxo gastro-esofágico. Geralmente o refluxo gastro-esofágico acontece até o primeiro ano de vida dos bebés. Mas existe uma diferença entre o refluxo esofágico normal e a doença de refluxo gastro-esofágico.
No caso da doença do refluxo gastro-esofágico, o refluxo é provocado pelo defeito ou mal funcionamento de uma válvula localizada na entrada do estômago, que se chama cárdia. Todas as pessoas têm essa válvula. O que acontece é que após a passagem do alimento essa válvula deveria se fechar, impedindo que o alimento juntamente com o suco gástrico volte para o esôfago e chegue até a boca.
Ou seja, pode acontecer de o recém-nascido ou ter nascido com algum problema nessa válvula ou até mesmo não funcionar em condições ideais. Então, após a passagem do alimento a válvula abre com facilidade, mesmo depois de o bebé estar alimentado e satisfeito.
Os primeiros sinais do refluxo é o acto do bebé deitar ou começar a sentir pressão no abdômen, começar a tossir e como conseqüência da tosse aparece o vômito. É esse acto, o da volta do conteúdo do estômago que é chamado de refluxo gastro-esofágico.
Mas como dissemos no início deste post, não são todos os vômitos que podem ser descritos como refluxo gastro-esofágico. Você vai diferenciar o refluxo normal do refluxo gastro-esofágico pela quantidade de matéria expelida pelo bebé, já que no caso do refluxo é muito maior do que o de um leve refluxo naturall. Além disso, ele vai ter uma contratura na musculatura do abdômen.
Portanto temos dois tipos de refluxo gastro esofágico:
1- O primeiro é chamado de refluxo normal. Ele acontece muito em bebés saudáveis e se caracteriza por um vômito leve, após a alimentação. Ele acontece pela entrada de ar durante a sugação da mamadeira ou do peito. Por isso mesmo é importante que ele arrote após se alimentar para liberar esse ar e mame sempre em uma posição que não sugue ar; a boca dele deve envolver todo o bico da mamadeira ou dos seios. É interessante também você deixar ele ereto durante 30 minutos para que o ar seja expelido naturalmente e não leve o alimento junto.
2- Já o refluxo patológico é acompanhado de aumento de peso, perda do apetite, além de problemas na hora de respirar e choro sem justificativa aparente. Esses sintomas são conseqüência da inflamação do esôfago causada pelo ácido proveniente do estômago que entra em contacto com o esofago na hora que há o vômito.
O mais importante de tudo é que o refluxo gastro-esofágico melhora com o passar do tempo. Ou seja, com quase um ano de idade o seu bebé não terá mais nenhum sintoma e viverá uma vida sem os males do refluxo. É por isso que muitos pediatras caracterizam o refluxo gastro-esofágico como apenas uma fase.
Saiba mais sobre Refluxo Esofágico em:ABC do Bebe | Refluxos
meu bebê tem 11 meses e tem um grande proplema de refluxo ela vomita demais. por favor me ajude.
ainda nao levei num especialista mais acho que meu filho de tres meses tem refluxo patologico ele mama e quase sempre colocar para fora em grande quantidade o problema e na hora de colocalo para dormir de bruço ou com a boca para cima resumindo e a morte subita nao posso coloca-lo para dormir de boca para cima devido o refluxo.