Uma criança, desde pequenina deve ter seu ritmo de vida controladinho, com hora certa para acordar, alimentar-se, banhar-se, dormir, brincar, estudar, etc. Para tanto é necessário que os pais, para além de determinar este ritmo, devem-no proceder com firmeza. Muitos pais reclamam que os filhos ficam acordados até altas horas da madrugada e que não há nada que os faça ir para cama cedo.

Este tipo de comportamento da criança ocasiona uma série de problemas na vida familiar, como por exemplo: descontrole no horário de dormir da criança e dos pais, falta de privacidade entre o casal, dificuldade para a criança quando maior compreender que existem regras a serem seguidas, entre muitos outros…

1º Passo: Definir o horário conveniente para a criança ir para cama. Isso deve ser feito desde quando a criança é um bebé, elas devem acostumar-se a ter horários, e disciplina.

2º Passo: Não alterar em demasia este horário em fins de semana ou férias.

3º Passo: Nas 2 horas que antecedem o deitar, evitar actividades estimulantes, e programas televisivos agitados.

4º Passo: A criança deve dormir na cama dela e preferencialmente num quarto que também seja dela. Antes de ir para cama, fazer xixi, beber água, pegar o bonequinho e não após já estar deitado, levantar-se para tais actividades.

5º Passo: Converse com o seu filho calmamente neste horário, é uma boa oportunidade para se contar uma história.

6º Passo: Caso seu filho(a) tenha medo de escuro, deixe uma pequenina luz no quarto acessa, pode ser um candeeiro, uma luzinha de algum boneco, etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here