Uma criança, desde pequenina deve ter seu ritmo de vida controladinho, com hora certa para acordar, alimentar-se, banhar-se, dormir, brincar, estudar, etc. Para tanto é necessário que os pais, para além de determinar este ritmo, devem-no proceder com firmeza. Muitos pais reclamam que os filhos ficam acordados até altas horas da madrugada e que não há nada que os faça ir para cama cedo.
Este tipo de comportamento da criança ocasiona uma série de problemas na vida familiar, como por exemplo: descontrole no horário de dormir da criança e dos pais, falta de privacidade entre o casal, dificuldade para a criança quando maior compreender que existem regras a serem seguidas, entre muitos outros…
1º Passo: Definir o horário conveniente para a criança ir para cama. Isso deve ser feito desde quando a criança é um bebé, elas devem acostumar-se a ter horários, e disciplina.
2º Passo: Não alterar em demasia este horário em fins de semana ou férias.
3º Passo: Nas 2 horas que antecedem o deitar, evitar actividades estimulantes, e programas televisivos agitados.
4º Passo: A criança deve dormir na cama dela e preferencialmente num quarto que também seja dela. Antes de ir para cama, fazer xixi, beber água, pegar o bonequinho e não após já estar deitado, levantar-se para tais actividades.
5º Passo: Converse com o seu filho calmamente neste horário, é uma boa oportunidade para se contar uma história.
6º Passo: Caso seu filho(a) tenha medo de escuro, deixe uma pequenina luz no quarto acessa, pode ser um candeeiro, uma luzinha de algum boneco, etc.