Educação. Essencial nos dias de hoje mas, nem todos a entendem da mesma forma.

São os paizinhos de hoje em dia. Os queridos pais de hoje em dia parece que têm medo que os riquinhos dos seus filhos se risquem ou se quebrem. Lamento informar mas eles não são feitos de vidro nem de outro qualquer material semelhante.

No tempo dos meus avós, as crianças eram basicamente criadas sozinhas ou umas com as outras e, todas se tornaram homens e mulheres de trabalho. O meu pai ia sozinho a pé para a escola, ia para as terras com as vacas mesmo em dias de chuva e não é por isso que se tornou uma má pessoa. Muito pelo contrário.

Até mesmo no meu tempo (e ao dizer isto pareço muito velha) as coisas não eram assim. Eu lembro-me de ir às reuniões de pais e de ouvir alguns a dizerem “O meu filho porta-se mal? Dê-lhe um puxão de orelhas! Eu cá não admito faltas de educação”. Os meus pais não iam fazer barulho para a escola porque eu não tinha tardes livres ou porque tinha tirado negativa
num teste.

Educação nos dias de hoje

Hoje em dia a história é diferente. Os pais protegem os filhos de tudo o que podem e até daquilo que não podem. Não levam os filhinhos de carro às salas de aulas porque não podem. Vão para a escola reclamar com os professores por causa das más notas dos filhos como se os pobres coitados tivessem alguma culpa disso.

Eu ligo a televisão e vejo histórias de adolescentes que agridem os professores porque estes lhes tiram os telemóveis. Vejo irmãos que espancam professores porque o desafortunado deu negativa no último teste de história da irmã. Mas que raio de mundo é este? Anda tudo de
pernas para o ar?

É claro que nem todos os pais são assim. Mas existem alguns exemplos que são capazes de me pôr o cabelo em pé. E tenham em atenção que o meu cabelo é comprido.

Os pais são vocês não eles.

Caros pais e chefes das famílias portuguesas é certo que a escola é o sítio onde os vossos filhos passam mais tempo. Mas a educação é uma coisa muito bonita e que deve vir de casa.
Não são os professores que vão ensinar aos vossos filhos algo que eles não aprenderam no seio familiar. Os pais são vocês não eles.

A escola ensina! Os pais educam!

Se os vossos filhos têm más notas é por culpa deles.
Porque não estudaram ou não se esforçaram ao máximo. O professor não olha por o teste e diz “hum… este tem cara de ser um teste negativo”. Vá lá meus senhores sejam racionais.

O respeitinho e a educação são lindos e recomendam-se.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments