Os dentinhos começam nascer na boca da criança quando ela tem alguns meses de vida, esses dentinhos são chamados de primeira dentição, ou dentinhos de leite que começarão a cair após alguns anos, para darem lugar a dentição definitiva e que acompanhará a criança por toda a vida. Para termos uma dentição saudável é preciso que desde pequeninos os dentinhos sejam higienizados cuidadosamente, a saúde oral é muito importante na infância e na vida adulta. No começo a higiene é feita pela mamãe, mas logo a criança poderá começar a escovar os dentinhos com uma escova de dente bem macia e uma pasta dental apropriada para ela. A escova tem que ser macia e ter um tamanho adequado a boca da criança, para higienizar sem machucar a boquinha e a gengiva.

vamos-cuidar-dos-dentinhos

Existem pastas de dentes de diversos sabores, ela ajuda a eliminar as bactérias que ficam nos dentes após fazermos as nossas refeições. Por contem flúor, a pasta de dente também ajudar a evitar as cáries. Para que ela faça o efeito desejado, a criança deverá colocar uma pequena quantidade de pasta de dente na escova e escovar os dentes delicadamente, sem fazer força. A pasta de dente não deve ser engolida, ela serve apenas para fazer a higiene da boca, após a escovação ela deve ser cuspida e a seguir a boca deve ser enxaguada com água limpa.

O fio dental é outro grande amigo dos dentes das crianças, dos jovens e dos adultos também, ele deve ser utilizado entre os dentes para eliminar qualquer resíduo de comida que tenha ficado preso num local onde a escova de dentes dificilmente terá acesso para higienizar corretamente; onde a escova não alcança, o fio dental alcança e retira restos de alimentos que por ventura tenham ficado presos entre os dentes.

Quais os movimentos corretos para escovar os dentes?

Para escovar corretamente os dentinhos, a criança deverá passar a escova em todos os cantinhos da boca. A parte de fora deve ser higienizada e a parte de dentro também, nos dentes de cima, passe a escova de cima para baixo e nos dentes de baixo faça o movimento ao contrário, ou seja, de baixo para cima.

A língua também deve ser higienizada e a criança pode passar a escova sobre a língua para retirar o resto de saliva que possa cotner alguma bactéria. Por fim é a vez de utilizar o nosso poderoso amigo fio dental para eliminar qualquer restinho de alimento. Se achar necessário, após a passagem do fio dental poderá enxaguar a boca novamente com água limpa.

Quer aprender mais sobre cuidar dos dentinhos?

Poderá faze-lo no link: – Turma da Mônica

saude-oral-turma-da-monica-cuidar-dos-dentinhos

Conheça também o Canal Kids que vai te ensinar um monte de dicas legais sobre como ficar limpinho e cuidar da sua higiene pessoal.

O site da Colgate também dá dicas muito boas para você aprender a cuidar dos seus dentinhos veja mais em: – Mundo da Criança – Colgate

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here